O que é o CAPA ( Computer Aided Plastics Application )?

O CAPA é um sistema de análise da moldagem por injeção que simula o enchimento/compactação do molde pelos polímeros, o desempenho dos canais de resfriamento e os empenamentos da peça.

Qualidade superior, ao ajudar a reduzir as tensões residuais e a eliminar os defeitos das peças, tais como chupagens e linhas de solda visíveis.

Oferece soluções para otimizar o processo de produção e o “design” do molde.

CAPA = Inovação tecnológica na moldagem por injeção do séc. XXI

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

A moldagem por injeção é uma das operações de processamento de polímeros mais importantes da indústria plástica. Durante anos, a experiência, a intuição e o método de tentativa e erro foram fatores-chaves no “design” e na otimização do processo das operações de moldagem.

Estas abordagens têm-se mostrado cada vez mais ineficientes, quando aplicadas na injeção de peças mais complexas e dispendiosas, assim como no processamento de novos materiais. Ao utilizar o CAPA, pode-se testar o produto no computador e prever potenciais problemas no “design” real antes do molde ser fabricado.

Este processo pode evitar dispendiosas alterações no molde e reduzir o prazo de desenvolvimento do produto e sua introdução no mercado. Além disso, a escolha do polímero adequado permite obter uma melhor qualidade e reduzir o custo do produto. Por fim, o CAPA pode também melhorar a confiabilidade do processo de moldagem por injeção. Os vários módulos principais do CAPA estão totalmente integrados de forma a prever e solucionar os potenciais problemas da injeção.

CAPA-FLOW:

Simula o comportamento do polímero fundido durante a fase de enchimento no processo de injeção;

Prevê as linhas de solda, as bolhas de ar e o tempo de resfriamento;

Calcula a pressão e a distribuição da temperatura;
CAPA-COOL:

Simula a transferência de calor do molde durante a fase de resfriamento do processo de injeção.

Prevê o melhor tempo de resfriamento, assim como a disposição/tamanho dos canais de resfriamento, para que a refrigeração seja rápida e uniforme.

CAPA-PACK:

Simula o comportamento do polímero fundido e a transferência de calor durante a fase de enchimento/compactação do processo de injeção.

Prevê a pressão, a temperatura, a densidade, a contração volumétrica, a distribuição da taxa de solidificação e a força de fechamento durante o processo de enchimento/compactação, para obter a melhor qualidade no produto final.

CAPA-STUDIO:

Fácil seleção do material e controle das condições de moldagem através da interface do usuário;

Um interface compatível com outros softwares CAD/CAE;

interface CAD: IGES

interface FEA: NASTRAN, arquivos universais I-DEAS, LS-DYNA

CAPA-FIBER:

Simula a orientação das fibras e as propriedades térmicas/mecânicas anisotrópicas resultantes da compactação/enchimento por injeção com termoplásticos reforçados com fibra de vidro/carbono.

Mostra as propriedades da orientação da fibra na peça final, após a extração, e as consequentes propriedades térmicas/mecânicas anisotrópicas.

CAPA-WARP:

Simula o empenamento e a estabilidade dimensional da peça injetada, após a extração.

Prevê o empenamento das peças injetadas de forma a determinar, antecipadamente, a causa dos defeitos e fornecer dados importantes para o “design” da peça/molde, a seleção do material e as melhores condições de moldagem.

CAPA-GAS

Simula os padrões de enchimento com injeção a gás, auxiliando no “design” da peça, no posicionamento da entrada e na otimização das condições de moldagem.

Fornece a localização adequada para os canais de gás, para um ótimo enchimento e uma boa penetração do gás.

Prevê a ocorrência de descargas (blow-out) e formação de “dedos” (fingering)

CAPA – GOPT
CAPA-GATE

Módulo de otimização da entrada;

Prevê a localização ideal para a entrada, reduzindo o enchimento incompleto da cavidade, as elevadas taxas e tensões de cisalhamento.

Investiga várias localizações possíveis para a entrada, de forma a assegurar que a espessura da peça, a vazão do fluxo na peça, a temperatura do molde e a temperatura do material fundido estarão dentro dos valores aceitáveis.

No processo de injeção de plásticos, o polímero fundido enche a cavidade do molde e vai se solidificando à medida que se resfria na cavidade. A qualidade do produto depende da correlação entre as condições de moldagem, a estrutura do molde e as características do polímero.

Apesar da moldagem por injeção ser utilizada em todo o mundo há mais de 50 anos, até agora era muito difícil prever a qualidade do produto devido a inúmeras variáveis que estão complexamente relacionadas com os parâmetros do “design”, os materiais e as condições de moldagem. Portanto, o software de injeção foi desenvolvido para otimizar essas variáveis antes do molde ser fabricado.

Ao utilizar a simulação por computador, podem ser testadas várias combinações de parâmetros de “design”, materiais e condições de moldagem de forma rápida e sem grandes custos. Este processo pode eliminar erros de “design” e condições de moldagem inadequadas e fornecer informação sobre como as variáveis de processamento afetam a qualidade, o custo e o desempenho do produto.

Requisitos Mínimos

Windows XP/2000/NT 4.0 (service pack 6 ou superior)
Compatível Intel (Pentium 4, 500MHz ou superior)
256 MB RAM
10 GB de espaço livre no disco rígido
Placa gráfica compatível Open GL, com mínimo 16 MB de memória.

Para Maiores Informações: ligar para (71) 3351 6880 ou através
do e-mail: info@plassoft.com.br